O exemplo de Israel - e como governos podem alavancar o ecossistema de startups


 Isso aconteceu mais recentemente em países como Estônia, Lituânia e Polônia. Nos Estados Unidos, governos estaduais disputam o segmento de startups e vemos movimentações interessantes, como a que acontece hoje com a Flórida, que vem atraindo centenas de startups com seus programas de incentivo, semelhantes ao que o estado do Texas fez há poucos anos.

Mas talvez a iniciativa governamental de maior impacto na economia de um país tenha sido o programa Yozma, do governo israelense, nos anos 1990. Yozma, que em hebraico significa iniciativa, é globalmente reconhecido como o responsável pela criação do setor de venture capital em Israel. Quando o programa foi lançado, em 1993, o ecossistema era praticamente inexistente no país. Poucos fundos financiavam o crescimento de algumas poucas startups.

No que consistiu o programa governamental? As startups passavam por um processo seletivo, e as aprovadas podiam levantar recursos junto a fundos de venture capital privados, com a seguinte condição: para cada dólar captado com o fundo, o governo israelense colocava mais um dólar. Esse recurso adicional não se convertia em ações da empresa – se a startup desse certo, ela devolvia o dinheiro, anos depois. Se desse errado, nada era devido.

O exemplo de Israel - e como governos podem alavancar o ecossistema de startups - Época Negócios | Ruptura

Comentários

Postagens mais visitadas